Um pouco sobre o movimento
Movimentando a sociedade
O Movimento de Mulheres Negras Dandara do Sisal (MMNDS) é uma organização da sociedade civil fundada em 2011 no município de Serrinha/BA, cuja atuação abrange outros municípios do Território do Sisal e da Bahia. O movimento estende-se no Território do Sisal através de núcleos compostos por mulheres em alguns dos seus municípios, como Lamarão, Queimadas e Teofilândia.
A organização possui em sua composição majoritária mulheres autodeclaradas negras residentes do território, o que caracteriza as suas atividades e ações desenvolvidas para as particularidades das negras baianas e sisaleiras, sem desconsiderar as demandas das outras minorias políticas, como população rural, remanescente quilombola, LGBT, jovem, idosa, dentre outras. O MMNDS estabelece objetivos voltados à promoção de atividades e finalidades de relevância pública e social.

História
O Movimento de Mulheres Negras Dandara do Sisal (MMNDS) nasceu em 20 de novembro de 2011, fundado por mulheres negras residentes do município de Serrinha/BA, como Cleuza Juriti, Ivoneide Bispo, Zenaide Simões, Elaine Lima, Patrícia Souza, Cleia, Livia Almeida, Edinalva Anunciação. O MMNDS origina-se de outros movimentos negros mistos do município, como Instituto Casa da Cidadania de Serrinha e Movimento Negro Afro-Jamaica, devido a necessidade de se discutir as particularidades das mulheres negras na região e aprofundar as ações desenvolvidas pelas fundadoras dentro desses movimentos relacionados à gênero e raça/etnia.
Antes de se tornar um movimento feminino negro independente e receber o atual nome, ele já foi nomeado como Coletivo de Mulheres do Instituto Casa da Cidadania de Serrinha e Roda das Margaridas. O nome do movimento surgiu no dia da sua fundação, quando as mulheres reunidas na Praça Morena Bela de Serrinha/BA decidiram por um que as representassem: Movimento Mulheres Negras Dandara do Sisal. O movimento homenageia Dandara dos Palmares, importante liderança feminina negra na luta pela libertação do povo negro do sistema escravagista brasileiro no período colonial.

